Originário na Índia, o Yoga associa disciplina física, prática meditativa e equilíbrio mental. Além de auxiliar na concentração e no equilíbrio emocional, a prática fomenta a espiritualidade, o contato com a natureza e as relações interpessoais.
Sabendo dos benefícios dessa prática a direção do IEMES promoveu, no âmbito da Semana Pedagógica 2019, uma oficina de yoga junto aos educadores da Instituição, tendo lugar nos dias 13 e 14 de fevereiro e ministrada por Lucia Casaverde e Luiza Paim, professoras vindas de Belo Horizonte/MG.
Além de reunir os conceitos do yoga, seus benefícios e formas de praticá-lo, a oficina teve como foco principal a produção de mandalas e a neuropedagogia. No decorrer do trabalho as profissionais mineiras partilharam suas vivências e como migraram do agito profissional cotidiano para uma vida tranqüila e serena.
Projeto RYE
Como plano de fundo, Lucia e Luiza apresentaram o RYE (Recherche Sur le Yoga Dans L’Éducation) metodologia francesa que promove a pesquisa e aplicação do yoga no processo pedagógico escolar. Apresentando técnicas simples de yoga adaptadas à sala de aula, o método comunga com valores educativos que iniciam no ensino infantil até a universidade.
Os exercícios são inseridos no processo educativo como parte integrante de cada lição, auxiliando os estudantes a permanecerem atentos, relaxados e receptivos, reduzindo significativamente os níveis de stress em sala de aula e desenvolvendo a atenção, a memória e a confiança.
Atualmente presente em 11 países, o RYE foi fundado em Paris/França no ano de 1978 por Micheline Flak. Por sua importância didático-pedagógica e seus resultados sociais reconhecidos, em 2014 o Ministério da Educação da França firmou parceria com a Instituição para treinar professores de toda a rede pública em técnicas de yoga na educação, focando na redução da violência nas escolas francesas.
No Brasil, a prática de yoga na educação do RYE é aplicada desde 2008 e já formou centenas de educadores nos estados de Minas Gerais e Bahia. Em Santa Catarina a UFSC desenvolve projeto de pesquisa que aprofunda essa prática.
Benefícios
Para Lucia e Luiza, o yoga na educação proporciona inúmeros benefícios. Aos estudantes promove uma observação mais apurada dando mais sentido ao aprendizado, auxilia na gestão das emoções e fomenta uma vida mais espontânea. À escola permite que seu público crie interesse escolar recíproco, tornando-se espaço harmônico onde o ensino é prazeroso e evolutivo.
Já para os educadores praticantes do yoga educacional, têm-se o fomento da criatividade, o entusiasmo, o crescimento pessoal e profissional, o equilíbrio emocional e a auto-confiança como principais benefícios.
Conscientes da gama de benefícios, a partir desta oficina todos os educadores do IEMES estão habilitados para desenvolver as técnicas com seus estudantes.
Foi um prazer enorme estar no IEMES. Apresentar o yoga para profissionais tão comprometidos, animados e interessados dá gosto!
Parabéns pelo time!E obrigada pela acolhida!
Abraços
Luiza