Novos tempos exigem novas formas de aprender e de tornar o conhecimento significativo! Assim, seguindo esta visão, o IEMES tem apresentado à sociedade o seu diferencial diante de inúmeras mudanças sociais e tecnológicas, a fim de potencializar a capacidade intelectual dos indivíduos e capacitá-los para a realização pessoal e profissional, por meio de uma proposta pedagógica educativa, humanizada e inovadora. Além disso, por enfatizar o “novo”, chegou a hora de apresentarmos mais uma novidade em nossa instituição: o Novo Ensino Médio.
No Novo Ensino Médio, os estudantes ampliarão suas perspectivas em relação aos caminhos profissionais futuros, pois o curso, que tem duração de três anos, foi planejado para atender às necessidades e expectativas de cada jovem, e também, para que ele possa se desenvolver com protagonismo, autoconhecimento e orientação de suas habilidades, competências e áreas de interesse.
O curso oferece a carga horária exigida na nova legislação e apresenta um currículo formado por partes que se complementam: a Formação Geral Básica (áreas de conhecimento), que abrange as competências e habilidades previstas na lei, e os Itinerários Formativos (projetos, oficinas ou núcleos de estudos) que aprofundam conhecimentos da Formação Geral Básica.
Os Itinerários Formativos configuram uma das principais mudanças no Ensino Médio, pois eles permitem o aprofundamento em conhecimentos específicos de uma área de conhecimento e ainda contribuem para o planejamento do futuro. Desse modo, os jovens conseguirão atuar com autonomia e responsabilidade para a escolha profissional e preparação para o vestibular.
O primeiro itinerário formativo que queremos apresentar é o “Projeto de Vida”, pois ele é um dos itinerários essenciais durante todo o Ensino Médio. O principal objetivo é fomentar o protagonismo, saberes dos possíveis campos de trabalho e a autonomia do estudante em suas escolhas. Focado na formação integral, esse núcleo estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, análise crítica da realidade, o autoconhecimento, estimulando os alunos a refletirem com profundidade sobre sua identidade e seu papel na sociedade.
Um outro itinerário importante para os três anos será a “Oficina de Textos”. Nesta área, além da promoção do senso crítico, da atuação em público e da ação consciente, o estudante se desenvolverá por meio de atividades de criação e evolução discursiva, utilizando as linguagens: artística, corporal, verbal, multissemiótica e digital. Vale ressaltar, também, que o aluno será instigado a refletir e expressar seus pensamentos e argumentos acerca de temas da atualidade, a fim de prepará-lo para redações de vestibulares ou concursos.
Muitas novidades, vivências, projetos e eventos culturais que agregam qualidade às atividades desenvolvidas em sala continuarão sendo aplicadas para enriquecer e consolidar a formação de nossos estudantes. Mesmo com muitas mudanças, a nossa atuação preparatória para vestibular se mantém, e o nosso lema “Aulas para a vida, valores para sempre” só se fortalece! Faça uma visita em nossa instituição! Teremos a imensa satisfação de falar mais sobre nosso projeto educativo!
Comentários