Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi - IEMES

Amar - Crescer - Construir

logotipo-padrao-vermelho

Telefones

(48) 3533.0461

(48) 3533.2751

Seg a Sex

07h30 - 12h00

13h00 - 18h00

Endereço

R. Pe. João Reitz, 376

Centro, Sombrio/SC. 88960.000

Histórico

Frase de Rubem Alves

"Os educadores antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor, interpretes dos sonhos."

Rubem Alves

2016-03-14T15:19:08+00:00

Rubem Alves

“Os educadores antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor, interpretes dos sonhos.”

Frase de Ruth Rocha

"Leitura antes de mais nada, é estímulo, é exemplo."

Ruth Rocha

2016-03-14T15:19:18+00:00

Ruth Rocha

“Leitura antes de mais nada, é estímulo, é exemplo.”

Frase de Clarice Lispector

"Enquantou tiver perguntas e não houver respostas, continuarei a escrever."

Clarice Lispector

2018-05-12T22:05:49+00:00

Clarice Lispector

“Enquantou tiver perguntas e não houver respostas, continuarei a escrever.”

Frase de Albert Einstein

"Criatividade... É a inteligência divertindo-se."
2018-05-29T16:21:07+00:00
“Criatividade… É a inteligência divertindo-se.”

Frase de Antonio Guijarro

"A educação é um seguro para vida e um passaporte para a eternidade."
2018-05-29T16:25:22+00:00
“A educação é um seguro para vida e um passaporte para a eternidade.”

Frase de César Nunes

"A educação começa quando você ganha o coração da criança."
2018-05-29T16:29:41+00:00
“A educação começa quando você ganha o coração da criança.”

Frase de Coelho Neto

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."
2018-05-29T16:34:16+00:00
“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.”

“Se educa não só ensinando, mas amando”
Santa Gertrudes Comensoli

Tudo começou em 1956

Após intensa procura para que uma congregação religiosa feminina se instalasse na Paróquia Santo Antônio de Pádua, o pároco Pe. João Reitz recebeu resposta positiva do Instituto das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo e em 30 de setembro de 1956 as Irmãs Inês Ogliari, Oliva Morlacchi, Pier Antônia Raccanelli e Elisabete Fracassetti aqui chegaram formando a primeira comunidade religiosa de Sombrio.

A permanência e instalação definitiva da Congregação na cidade fora fortemente motivada pelas manifestações de gratidão e apoio dos sombrienses que, antes da chegada das Irmãs Sacramentinas, sentiam grandes dificuldades de acesso a cursos de aperfeiçoamento, atividades culturais e ausência de apoio para a educação escolar das crianças e jovens e nas diversas atividades pastorais e religiosas nas comunidades. Entre as inúmeras ações apoiadoras lideradas pela população destaca-se a campanha iniciada no natal de 1959 em prol da construção do prédio própria que abrigaria a residência e demais atividades das Irmãs, que até então utilizavam espaço cedido pela Paróquia.

Destaque à Educação

Paralelamente ao trabalho da Comunidade Religiosa, as Irmãs dedicaram-se às atividades educacionais para crianças, fundando o primeiro Jardim de Infância da cidade, e na oferta de cursos de trabalhos manuais através da Escola Profissional Feminina Madre Zavéria.

Em 20 de junho de 1965 é criado o Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi – IEMES, que englobara as atividades do Jardim de Infância, da Escola Profissional, e dos recém-criados Curso Primário e Curso de Datilografia. O nome da nova instituição prestara homenagem à 7ª Superiora Geral, Madre Elisa Savoldi, que ajudara financeiramente na construção do novo prédio e morrera em 24 de fevereiro de 1965.

Com o passar dos anos, o IEMES esteve sempre sensível as necessidades da comunidade regional. Neste sentido, na década de 1970, são iniciadas as atividades do Curso de 2º grau que formou profissionais nas áreas de Administração, Contabilidade, Agropecuária, Secretariado e Magistério e atendia estudantes de todo a região sul do Estado.

Integração com a Comunidade

Ao tempo que as atividades escolares cresciam e abrangiam mais pessoas, a Comunidade Religiosa das Irmãs também se modificara. Assim, muitas foram as Irmãs que por aqui passaram e de diferentes modos contribuíram doando suas vidas para o fortalecimento da Instituição.

Iniciando pelas Irmãs Inês Ogliari, Oliva Morlacchi, Pier Antônia Raccanelli e Elisabete Fracassetti, também passaram pela Comunidade as Irmãs Catarina Angeli, Inês Morelli, Maria José (Rosa) Carissoli, Iracema Soares da Silva, Fausta Gasparini, Elisa Agostinelli, Maria das Graças Nunes, Maria do Rosário Caldeira e tantas outras que também marcaram esta história cinquentenária e até hoje são admiradas e queridas pela comunidade de Sombrio.

Além das atividades escolares, as Irmãs atuaram fortemente nos mais diversos ministérios e serviços de pastoral da Paróquia Santo Antônio, testemunhando e colaborando no desenvolvimento desta Igreja particular.

IEMES é referência de ensino

A leitura cronológica da história do IEMES demonstra um protagonismo de vanguarda em iniciativas referentes às necessidades educacionais de Sombrio, esforçando-se continuamente para adequar-se às transformações e mudanças que o tempo exige. As inúmeras famílias onde avós, filhos e netos confiaram sua formação escolar e os mais de 20.000 estudantes que aqui já estudaram, comprovam o trabalho qualificado e diferenciado ofertado na Instituição.

Integrado ao Sistema Positivo de Ensino há 25 anos, o Colégio conta com equipe de mais de 50 colaboradores e atende estudantes dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Além das atividades curriculares, o Colégio oferece aulas diversificadas com uso de recursos tecnológicos, visitas externas orientadas, disciplinas específicas de educação financeira e música, oficinas de violão, canto, ballet, capoeira, atividades esportivas e recreativas e os projetos pedagógicos desenvolvidos de forma interdisciplinar com foco na formação acadêmica, profissional, ambiental, cultural e humana dos estudantes, dos quais: Projeto (Com)Vivência, Projeto Amar, Projeto Formação do Leitor: Bagagem Literária, Sarau Literário e rodas de leitura, Rota do Puma, Programa de Orientação Profissional, Acompanhamento Psicopedagógico, dentre tantas outras ações que buscam modernizar a forma de ensinar e facilitar o aprendizado.

Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi – IEMES
Rua Padre João Reitz, 376, Centro – Sombrio/SC – CEP 88.960-000
(48) 3533-0461   –   contato@iemes.com.br   –   www.iemes.com.br