Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi - IEMES

Amar - Crescer - Construir

logotipo-padrao-vermelho

Telefones

(48) 3533.0461

(48) 3533.2751

Seg a Sex

07h30 - 12h00

13h00 - 18h00

Endereço

R. Pe. João Reitz, 376

Centro, Sombrio/SC. 88960.000

Estudante alemão realiza intercâmbio no IEMES

Nestes 54 anos de história o IEMES sempre propôs auxiliar seus estudantes a juntarem tesouros que ninguém poderá subtrair. Com a práxis impregnada de amor, a educação para a felicidade é objetivo principal da Instituição. Foi nesse intuito, buscando levar seus estudantes a descobrirem o novo, que o Colégio acolheu o jovem Jonas Felipe Niedt de Matos, estudante alemão que realizou intercâmbio pedagógico-cultural na instituição nos últimos meses.

Filho de um brasileiro e uma alemã, Jonas tem 16 anos de idade e mora em Höchstadt, cidade da Baviera (distante duas horas da capital, Munique) e estuda no 11º período de uma escola pública da cidade. Veio a Sombrio por dois motivos: para visitar familiares e, principalmente, para aprofundar a língua portuguesa, sendo sua segunda viagem ao Brasil (já havia estado no país em 2015).

Auto-identificado como destemido, curioso e aberto ao novo, o estudante afirma que no Brasil as pessoas são mais acolhedoras e na escola os professores são mais próximos dos estudantes, diferente da Alemanha onde os docentes são vistos como “chefes”. Contudo, comparando as duas nações, Jonas afirma que seu país de origem é mais seguro: “Lá na há muros! Eu posso, tranquilamente, passear com um amigo a meia-noite e retornar seguro para casa”, pondera.

Enquanto aluno-ouvinte do IEMES, Jonas foi acolhido na turma do 2º ano do Ensino Médio e se surpreendeu com a receptividade: “imaginava que seria acolhido na turma que frequentaria, mas aqui foi diferente: toda a Escola me recebeu bem, me acolheu e mostrou-se aberta a me conhecer”, afirma. Comparando as duas realidades escolares, o jovem estudante afirmou que achou curioso o uso do uniforme escolar e do celular como recurso pedagógico, pois na Alemanha o primeiro é inexistente e o segundo é proibido em sala de aula. Outras particularidades são a quantidade de aulas por turno, o tamanho da escola e das turmas e a quantidade de avaliações promovidas, diferenças também elencadas pelo jovem alemão.

Antes de retornar para a Alemanha, Jonas deixou um recado a seus colegas: “Acreditem em seu potencial, acreditem que vocês são capazes de inovar, de mudar o mundo, porque vocês o são de verdade!”. Com habilidades voltadas às ciências, matemática e tecnologia, o jovem estudante afirma que ingressará na Universidade numa dessas áreas, após concluir seu período escolar.

2 Comments:

  • Prezados,
    Alem do aprendizado da língua portuguesa, foram também as experiências cultural e educacional no Iemes que adicionaram um valor incalculável a este período que Jonas esteve com vocês.
    Cordialmente
    Jader Matos da Silva ( pai do Jonas)

  • Andréia Teixeira /

    Foi uma alegria ter você como colega do meu filho Lurian. Também enriqueceu o Lurian com sua amizade e carisma.

    Seja Feliz…

    Um abraço carinhoso meu e do Luri…
    Parabéns ao Iemes por esta troca de CULTURA aos alunos.

Comments are closed.