Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi - IEMES

Amar - Crescer - Construir

logotipo-padrao-vermelho

Telefones

(48) 3533.0461

(48) 3533.2751

Seg a Sex

07h30 - 12h00

13h00 - 18h00

Endereço

R. Pe. João Reitz, 376

Centro, Sombrio/SC. 88960.000

Boi-de-Mamão motiva celebrações do Dia do Folclore

Reunindo costumes, crenças, mitos, músicas e folguedos, o folclore exprime características e hábitos populares dos diversos povos que miscigenam nosso país. No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto e busca valorizar as diversas manifestações presentes na cultura do nosso país.

Em Santa Catarina, dentre os principais movimentos folclóricos existentes, destaca-se o folguedo “Boi-de-Mamão”, formado por inúmeros personagens, dança, música e teatro.

No IEMES, o Boi-de-Mamão já é estudado há três anos e torna-se elemento principal das celebrações do Dia do Folclore, com o intuito de aproximar os estudantes dessa expressão cultural tipicamente catarinense.

Com os pequenos estudantes da Educação Infantil desenvolveu-se uma série de atividades para aproximá-los do folguedo, experienciando a partir de cada personagem músicas, brincadeiras, pinturas, dança e dramatizações.

E com os estudantes do Ensino Fundamental I o projeto focou no resgate dos costumes tradicionais locais, destacando as brincadeiras, culinária, uso de chás e ervas medicinais e lendas e contos do Folclore brasileiro e sombriense.

IEMES: Amar – Crescer – Construir

Deixe uma mensagem

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *